Como Começar a Trabalhar com Sites de Freelancer?
É algo novo para você? Vamos lá.
Para trabalhar como freelancer você precisa estar consciente dos riscos e das vantagens. Não podemos iludir você dizendo que a vida de um freelancer não tem preocupações. Quem trabalha com carteira assinada, tem problemas de pessoas com carteira assinada. E quem trabalha freelancer, tem problemas de freelancer.
Antes de partir para esse formato de trabalho, pesquise qual a oferta e demanda na sua área. Estude qual a média de preço dos serviços, as condições de pagamento que você pode oferecer (cobrar por job, por semana, por hora, etc.), avalie as leis para abrir uma empresa em seu nome, quais os tributos que terá que pagar e sempre esteja com um saldo na conta.
Outra coisa a se preocupar é quanto ao local de trabalho. Você está disposto a visitar o cliente fisicamente? As despesas de deslocamento estão incluídas no valor? Caso seus serviços de freelancer sejam prestados somente de forma remota, atente-se para o espaço de trabalho, convivência (caso seu espaço seja em uma residência onde moram outras pessoas), estrutura (computador, monitor, cadeira), internet, ventilação e outros aspectos que podem ser específicos da sua área.
Do lado comportamental e psicológico do assunto, reconheça que trabalhar “sozinho” não é pra qualquer um. É preciso disciplina e autogestão para não colocar você mesmo em uma cilada, planejamento financeiro, controle de entradas e saídas (o seu dinheiro precisa chegar no dia que seus boletos vencem, certo?), e, por último, recomendamos que busque experiências de outras pessoas para ouvir relatos reais de quem já está no caminho que você quer seguir.
E as vantagens? São valiosas. Ao ser um freelancer você terá o controle daquilo que você tem de mais precioso e que não volta, o tempo. Você terá flexibilidade para definir as horas de trabalho, poderá gerenciar questões pessoais no dia a dia e trabalhar durante a noite, por exemplo. Você poderá trabalhar de onde quiser, de um café, da praia, embaixo da árvore. Ou até mesmo se aventurar em ser um nômade digital por um período.
Agora vamos conhecer os sites que você está procurando!
O Que São Sites de Freelancer?
Um site de freelancer é uma plataforma em que tanto trabalhadores quanto empregadores postam as suas ofertas.
Ser um freelancer é um jeito excelente de transformar seu talento ou hobby em dinheiro. Você tem liberdade para se candidatar apenas para os projetos que você gosta ou que considerar ser bom.
Nem precisamos dizer que esses sites vão ajudar você a começar uma carreira sólida como freelancer. Com eles, você vai conseguir encontrar os primeiros clientes facilmente. Além de ganhar a confiança dos empregadores com o tempo.
Fora isso, você também vai conseguir afiar suas habilidades participando de diferentes projetos de vários tipos. No final, seu portfólio vai crescer e você conseguirá muitas outras oportunidades de trabalho.
18 Sites de Freelancer para Encontrar Trabalho
1. Upwork
O Upwork oferece ferramentas para dar o pontapé na sua jornada de freelancer. Isso inclui espaços colaborativos, criador nativo de notas fiscais e um processo de recrutamento transparente.
Pode ser que você consiga trabalhar também com clientes famosos como Microsoft, Airbnb, Dropbox e outros.
Qualquer um que estiver procurando por flexibilidade no trabalho definitivamente deve dar uma olhada nesse site para freelancer.
2. Toptal
O Toptal é um site de freelancer que promete às empresas que elas podem contratar os 3% melhores freelancers de todo o mundo.
Claro que você pode ser um deles se você trabalhar duro e desenvolver suas habilidades.
3. Simply Hired
Uma das melhores coisas do Simply Hired é que você pode navegar por ofertas de trabalho disponíveis na sua área de residência.
Junto a isso, existe uma lista dos melhores salários e uma ferramenta para estimar a sua renda. Isso é útil para fazer uma comparação entre trabalhos específicos.
Você também pode criar um currículo pelo site e aprender muito com o blog deles (em inglês).
4. PeoplePerHour
Esse site freelancer tem mais de 1.5 milhões de freelancers cadastrados. Todo trabalhador no site tem uma sistema de avaliação, o que é uma ótima promoção.
People Per Hour é gratuito para freelancers, mas a competição pode ser um desafio extra. Você deve sempre melhorar como profissional e definir uma remuneração justa. É assim que suas chances de ser contratado aumentam.
5. Aquent
O Aquent já ganhou muitos prêmios como uma firma freelancer. O site é bem-estabelecido e conhecido por ter trabalhadores especializados em marketing, conteúdos digitais e criativos.
Ainda que o Aquent seja mais indicado para freelancers com mais de 2 anos de experiência, recém-graduados também podem explorar as ofertas de trabalho disponíveis.
E se você não tem ideia do quanto cobrar pelas suas habilidades, a plataforma tem um guia de salários para ajudar você na precificação.
6. Crowded
O Crowded é alimentado com uma inteligência artificial de processo de seleção que encontra os freelancers que melhor se encaixam com o que as empresas buscam.
O que o site faz é basicamente fazer um ranking de todos os usuários cadastrados por campos como preço, experiência e habilidades.
Esse recurso também é ótimo para empregadores, pois eles não precisam buscar por candidatos manualmente para cada oferta de emprego.
Apenas deixe o algoritmo fazer o seu trabalho e espere por um contato ou ligação do seu próximo chefe.
7. The Creative Group
Esse site de freelancer torna fácil a prática de encontrar o trabalho que você quer. TCG, como ele é chamado, permite que você carregue um currículo ou faça a integração com a sua conta no LinkedIn.
Assim que tiver uma oferta de trabalho que se adequa a você, você pode tentar concorrer pela vaga logo em seguida.
8. Fiverr
No Fiverr, os freelancers podem mostrar seus projetos terminados ao público. É assim que é possível atrair novos clientes e se destacar para novos empregadores.
É uma alternativa que retira a necessidade de contatar os empregadores um a um. Ou seja, é bem menos trabalhoso entrar em contato com ofertas de trabalho.
Além disso, a plataforma oferece cursos grátis para você aprender e desenvolver novas habilidades de como encantar os empregadores.
9. 99Designs
Essa plataforma é focada em trabalhos para designers, desde a produção de logotipos até capas de livros. Ela também permite que clientes comecem um concurso que todos os participantes do 99Designs podem participar.
Sem custos, o site é ideal para você expor seus trabalhos e melhorar seus conhecimentos com artigos atualizados.
10. Nexxt
O Nexxt categoriza as buscas por trabalho segundo 4 critérios: carreira, local, diversidade e global. O terceiro é benéfico para acomodar um ambiente de trabalho mais inclusivo para todo mundo.
Com essas categorias, esse site freelancer também permite que você tente várias oportunidades de trabalho que se alinham com os interesses da sua carreira.
11. Writer Access
Se você quer se tornar um escritor freelancer, o Writer Access é a melhor plataforma. Ela cobre todos os tipos de trabalhos escritos. Isso inclui artigos online, estudos de caso, materiais ricos, etc.
O site tem muitas ferramentas, como análise de conteúdos, otimização de palavras-chaves e um planejador de conteúdo para você realizar um trabalho mais eficaz.
12. TaskRabbit
Nem todos os trabalhos de freelancer são digitais. O TaskRabbit é uma plataforma freelancer que foca em trabalhos para a casa.
Seja montagem de móveis, mudanças, conserto de encanamentos ou qualquer outra coisa deste contexto, você pode encontrar no TaskRabbit.
13. Skyword
Uma avalanche de ofertas de marketing pode ser encontrada aqui. Você pode se registrar para trabalhar como estrategista de conteúdo, gerente editorial e assim por diante.
Além disso, o Skyword não se restringe apenas a países ou empresas que falam inglês. O site tem clientes de 27 países com suporte a 13 idiomas diferentes.
14. Designhill
O Designhill oferece um template transparente de precificação. Assim, os clientes sabem o quanto vai custar um trabalho de design assim que terminado.
Esse recurso é bem útil, já que existem muitos trabalhos de design e todos eles vêm com um valor de custo diferenciado.
15. Freelancer
O Freelancer é a maior plataforma de trabalhadores freelancers do mundo. Ela conta com mais de 32 milhões de usuários registrados.
Para se igualar a esse número, existem milhares de ofertas de trabalhos que você pode se candidatar.
Você também pode se registrar gratuitamente e concorrer às milhares de vagas que são postadas todos os dias.
16. Guru
Depois de se cadastrar no site, você se torna parte de uma comunidade com mais de 3 milhões de freelancers espalhados pelo mundo.
Você pode pesquisar por trabalhos de vários nichos, como desenvolvimento, redação, arquitetura, negócios, engenharias e por aí vai.
17. Hireable
O Hireable dá ao usuário a oportunidade de conseguir trabalhos fora dos Estados Unidos e da Europa com a mesma oportunidade.
Ele tem uma interface de usuário bem direta e oferece exatamente o que se espera de um site de freelancer.
Isso inclui alertas sobre novos trabalhos disponíveis, recomendações de empregados, ofertas salvas e os trabalhos que você já se candidatou.
18. Flexjobs
O Flexjobs não apenas oferece uma plataforma para trabalhos freelancer, mas também encoraja seus usuários a tentar uma carreira nesse caminho.
Além disso, ele coleta e organiza qualquer oferta de trabalho publicada ao redor do mundo.
E, por US$ 14.95 por mês, você ganha acesso e uma rede completa de empregadores, testes de habilidade e descrições detalhadas de cada empresa.
Conclusão
Ser um freelancer significa que você tem mais flexibilidade em escolher seu próximo trabalho enquanto tem a liberdade de decidir quando e onde vai fazê-lo.
Para ajudar você a percorrer este novo caminho, listamos os melhores sites de freelancer para você saber para aonde ir. Abaixo está um breve resumo de alguns dos melhores:
- Upwork é o melhor site de freelancer, no geral, contendo ferramentas para ajudar no desenvolvimento da sua carreira.
- Você deve dar uma olhada no Designhill se você é um designer.
- Skyword é uma plataforma global que oferece trabalhos freelancer de conteúdo e marketing.
- TaskRabbit abre as possibilidades para trabalhos fora do meio digital.
- WriterAccess facilita a vida de quem ama escrever e quer fazer dinheiro com isso.
- Freelancer é a maior plataforma de freelancer para trabalhos remotos.
- Entre no Aquent se você já é um profissional experiente, pois a plataforma é feita especialmente para mais experientes.
- Nexxt oferece uma plataforma mais diversificada, inclusiva e para os mais diferentes tipos de profissionais.
- Com o Fiverr, você pode procurar por uma oferta de trabalho e ainda melhorar suas habilidades com cursos online.
0 Comentários